Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quinta-feira, 15 de julho de 2010



"O beijo da tua Boca"



"Deixe-o beijar-me com os beijos de sua boca.O seu amor é mais agradável que o vinho;delicada é a fragrância de seu perfume,o seu nome é um óleo derramado, e é por isso que as virgens o amam.Faça-me seguir as suas pegadas, vamos correr.O Rei trouxe-me aos seus aposentos;Você será nossa alegria e nossa satisfação.Deveremos exaltar o seu amor acima do vinho;como é justo amá-lo" .

Abrace o Cristo Pobre
Alguns fundamentos do Esponsais
Em 86 Sermões que fez para os seus monges sobre o "Cântico dos Cânticos", São Bernardo apresenta pelo menos quatro interessantes pontos fundamentais:

1-"O semelhante busca o seu semelhante"Criaturas dotadas da capacidade de amar, nós somos semelhantes a Deus, que é o Amor. Por isso, temos sede dele.

2-Toda a mística esponsal se fundamenta numa visão do homem amplamente otimista: Ficamos estupefatos diante da criação e queremos apaixonadamente unir-nos à semelhança perfeita de Deus, que é Jesus, o Verbo feito carne.

3-A Encarnação de Jesus é o primeiro chamado de Deus ao pecador mostrando até que ponto Deus é capaz de se dar a ele, de amá-lo misericordiosamente: "Não fomos nós que o amamos, foi Ele quem nos amou primeiro" (1Jo 4,10). Fazendo-se homem, Deus mostrou ao homem sua dignidade e seu destino ... Mas isso é devido à condescendência divina e não à natureza humana, não à condição humana, que é frágil e precária, mas com esperança pela intervenção gratuita de Cristo em favor da alma. Deus acompanha o homem em seu itinerário, como Pastor bom e solícito.

4-O Verbo dá o primeiro passo para unir a ele a alma infiel: o homem tem que trabalhar a ascética esponsal para chegar à união-visão do Esposo em plenitude, ao matrimônio espiritual.
"O beijo da tua Boca"São Bernardo trabalha bem a aproximação intelectual e afetiva ao mistério do amor de Deus quando comenta o "Beijo na Boca" (Ct 1,1). Relaciona esse osculum oris - ponto alto do matrimônio espiritual - com a doutrina da Trindade, falando em quatro beijos na história da salvação.

O primeiro foi quando Deus beijou os homens espirituais do AT para que o desejassem diretamente, sem intermediários. Sem os beijos de Moisés, que gaguejava; sem os de Isaías, que tinha lábios impuros; sem os de Jeremias, que não sabia falar porque era um menino; sem os dos profetas, que eram como mudos, para desejar com veemência o Beijo para o qual nascemos.

O segundo beijo foi o de Deus na natureza humana quando Jesus se encarnou. Nenhum de nós é particularmente digno dele.

No terceiro beijo, São Bernardo se reconhece digno como parte dessa natureza humana do Senhor: é a grande intervenção amorosa do Criador. Deus (o Verbo) beijou Jesus feito homem.
O quarto beijo é quando cada um se reconhece e acolhe a divindade do Verbo revelada na humanidade de Cristo. É o "beijo da paz" que nem todos souberam ou quiseram receber: Simeão e os pastores acolheram; Acab e Herodes não quiseram. Deus beija aqueles que acolhem a divindade do Verbo na humanidade.

Observemos que, em um beijo na boca, as duas pessoas atuam ao mesmo tempo, a comunicação é mútua. É no Sermão 8 que São Bernardo apresenta a doutrina mais profunda sobre isso: o beijo do Cântico dos Cânticos representa a união entre o Pai e o Filho no seio da Trindade. O amor no beijo entre o Pai e o Filho é o Espírito Santo.
A pessoa do Espírito Santo é um beijo inefável que nenhuma criatura humana experimentou e que representa o conhecimento e amor recíproco entre o Pai e o Filho.
A Esposa pede um beijo e o Espírito Santo o dá, para entender com sabedoria e unção. Pedir o beijo do Espírito é desejar entrar nessa intimidade divina, nesse conhecimento amoroso que só Deus pode conceder a quem o suplica. É entender o que se ama e amar o que se entende.
Bernardo relaciona o beijo de Cant 1,1, com o texto de João: "soprou sobre eles e lhes disse: recebei o Espírito Santo" (Jo 20,22). O beijo é o Espírito soprado, por Jesus em sua Igreja e em cada fiel. A participação na vida divina se fundamenta em nossa relação pessoal com o Verbo encarnado, que é o lugar de nossa inserção na Trindade.

A "Unidade do espírito"
Para explicar o mistério do matrimônio espiritual, Bernardo também lembra 1Cor 6, 15-17: "estar unido ao Senhor é ser um só espírito com Ele", em que a união carnal é comparada à espiritual. É a experiência da comunhão total, transformante e transformada, que faz alguém passar a ser a pessoa amada sem perder a identidade, em total compenetração vital.
O amor verdadeiro gera união, comunhão, identificação, transformação na pessoa amada. Também restaura a semelhança originária até consumá-la em um ato de nova criação, de um novo nascimento.

"A casa espiritual"

No Sermão 46, comentando Ct 1,16-17: "Como é doce, como é verdejante o nosso leito! Cedros são as vigas de nossa casa e os ciprestes são o nosso teto", Bernardo fala da beleza da Casa da Igreja: constituída pelas atitudes dos crentes em uma comunidade que expressa o Autor de todo bem. Bernardo tem consciência de que só na vida futura será possível chegar à união completa.
Sublinha a condição de "peregrino", própria da alma-esposa aqui na terra. Insiste mais no aspecto pessoal da relação com Deus, mas não exclui e até trata precisa e brevemente o aspecto comunitário dessa relação. É uma teologia afetiva mais que especulativa. Esse amor é exclusivo e inclusivo, como em toda a história de amor verdadeiro com Deus.
Comentários deste belo Cântico
Retiro pregado por Padre Emílio Carlos Mancini +
No qual estou a preparar um livro.

2 comentários:

  1. maravilhoso. amei. Vou copiar para o meu blog, viu? gotinha

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso! amei. vou copiar para o meu blog viu? gotinha

    ResponderExcluir