Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Místico de nosso tempo





O maior teólogo do século XX, Karl Rahner, profetizou que “o homem do século XXI ou seria místico ou não seria nada”.

Essa profecia cai profundamente sobre a humanidade, o homem místico afugenta as “síndromes” do nada. Mas, nem todo místico provoca essa libertação total das crises interiores. É preciso entender o místico que Karl Rahner quis dizer. Se não, acorreríamos a todo misticismo de hoje como sendo saudável, como as meditações transcendentais, a cabala, a yoga, as inúmeras seitas, etc.

O místico real e verdadeiro é aquele que é íntimo do Espírito Santo. Essa é a grande resposta da Igreja do Concílio Vaticano II ao homem de hoje: ser depositário de um Novo Pentecostes favorecendo essa intimidade.

O grande problema é que a humanidade caminha para o individualismo, que significa o fim das dependências pessoais e do convívio. A sociedade moderna exige relacionamentos, mas jamais convívio.

O relacionar-se compreende uma boa conversa, uma ótima educação. Mas, con-viver é ser íntimo, e o erro é que para muitos intimidade é sexo. Na verdade, o individualismo fez crescer uma selva de erros que confundiu e fez distanciar o homem dele mesmo.

A grande via para o homem moderno é buscar o con-vivio, é exercitar-se no con-viver para ser íntimo. E con-viver é viver em comum com o outro ou dentro do outro. É viver no outro. É aquilo que Jesus fez com os coxos, aleijados e com a cruz. Ele teve compaixão, sofreu junto e morreu por todos. Por isso, Jesus se tornou tão íntimo dos homens que quis estar com eles até o fim dos tempos.

Agora, o Espírito quer ser íntimo, quer con-viver. Foi justamente isso que aconteceu com os apóstolos. O Espírito entrou dentro deles e os impulsionou num forte entusiasmo carismático. Esses grandes evangelizadores chegaram num estado tão grande de intimidade com Deus que suas ações, gestos e palavras eram comandadas pelo Espírito. Assim os apóstolos viveram a vida de uma forma estranha que transformaram uma época. Isso tudo levaram as pessoas convertida ao cristianismo num ardor tão forte ao Cristo que, inauguraram a era dos homens e mulheres que preferiam a morte que a negação de Jesus. Esse tempo seria o século dos mártires.

O tempo atual que a Igreja vive está propício para essa grande con-vivência com o Espírito Santo. Ela vive um Novo Sopro da graça do Espírito. Daí que o fiel católico a de beber da intimidade e con-vivio com o Espírito de Deus. Agora é a hora de saciar das águas impetuosas do Espírito, de viver dentro Dele e de ser um com Ele, ou seja, de ser místico.

Esta é a grande pista para os problemas do homem moderno, estar em repleta con-vivência com o Espírito Santo.

Um dos maiores teólogos do Espírito Santo, Heribert Muller, relata que a família é um reflexo perfeito da Santíssima Trindade.

Então, o Pai é como se fosse o “eu”, o Filho é como se fosse o “tu” e o Espírito Santo é como se fosse o “nós”. Portanto, o Espírito Santo é relacionamento, mais ainda, é o con-vivio. Ele age não só, mas unido à pessoa, é o “nós”.

O Espírito quer ter a necessidade ser “nós” na oração, no coração, no pensamento, no cotidiano, nos sonhos, nas lágrimas e na vida de cada um. Não há como negar diante da crise das solidões e dos pânicos que a grande via da cura é a intimidade com o Espírito Santo. E com isso fazer deste século o século dos novos mártires, o século dos vivos, dos felizes, dos esperançosos… ou seja, o século dos íntimos de Deus.

Sim este deverá ser o século dos místicos!


Mas precisamos entender: “o que seja ser místico?”; assim como “o que é a mística cristã”? “Os Místicos Profetas ou Profecia?”


O que seja o Místico?

No início do milênio terceiro, existe o fascínio pelo transcendente. Tudo isso nos fala da sede de valores espirituais e de interioridade que existe no mundo de hoje. Enquanto na década de sessenta se falava da “morte de Deus” e da “cidade secular” onde prevalece o individualismo, a indiferença religiosa e secularismo admitem agora (que) o “retorno de Deus”.

Ao mesmo tempo, abriram se “new age, a la carte, onde cada um organiza seu próprio menu espiritual.

O místico o que será???


O místico penetra no mistério de Deus através da mediação da Sua Palavra, nos sacramentos e na oração. Na mística há uma dualidade: a união com Deus conduz o homem para cancelar sua plenitude, mas não a pessoa. É uma relação permanente do eu com o Tu eterno; da misericórdia abismal com a miséria abismal.

Muitas vezes erroneamente vemos o místico como o homem dos êxtases, dos arrombamentos, dos carismas, das visões, do fora do tempo, do iluminado, do alienado.

O Místico faz uma experiência mística que é algo que vem da iniciativa de Deus, que se comunica livremente aos seres humanos. Em que a submissão a Deus, requer disponibilidade para realizar a transformação que leva a participar de sua vida divina. Existe uma experiência mística cristã na dimensão trinitária, pelo Espírito, em Cristo, nós caminhamos para o Pai. É uma experiência gradual e crescente de união com Deus na pessoa de Cristo. Isso também leva à missão, a comunhão com os outros, para superar o individualismo e comprometida com a história da salvação. A experiência mística é algo que vem da iniciativa de Deus, que se comunica livremente aos seres humanos.

A experiência mística lembra que a união com Deus é a plenitude de todos os valores e o paradigma da vocação, mas, na nossa condição histórica, a experiência de Deus é ao mesmo tempo, como os esforços para a libertação e a plena comunhão e humanizadora.


A experiência mística, ajuda-os a perceber que o mundo como ele está não responde aos desígnios de Deus e que Ele, através de Cristo, veio a nos comunicar o seu reino ou projeto sobre a humanidade: a liberdade de projeto, a fraternidade e a solidariedade. Uma conseqüência desta observação foi fornecido nos místicos de se comprometer com o projeto de Deus, porque “funciona como o Senhor”. A experiência mística cristã não pode ser fechada no campo da consciência. É sempre uma que experiência que compromete com a vida. Os místicos eram pessoas que, a partir da experiência de Deus, foram entregues ao serviço dos irmãos do testemunho e anúncio da Boa Nova e da interpelação da sociedade, quando respondiam ao projeto de Deus.

( Continua)
Padre Emílio Carlos +
Deus só e nada mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário