Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A Igreja, Discípula e Mestra da Palavra


Segundo os seus próprios documentos - sobretudo a Dei Verbum - a Igreja é, antes de mais, DISCÍPULA DA PALAVRA.

E na medida em que é discípula e que tem autoridade para ser mestra da Palavra. Assim, o n.o 10 daquela constituição dogmática do Vaticano II afirma: «0 múnus de interpretar autenticamente a Palavra de Deus, contida, tanto na Escritura como na Tradição, foi confiada ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo (...). Este Magistério não esta acima da Palavra de Deus, mas apenas ao seu serviço.»


Conforme este princípio, tanto o Magistério - que tem a seu cargo o ensino da Palavra na Igreja - como todos os cristãos, não são "senhores da Palavra", isto é, não tem poder para legislar sobre ela; mas toda a Igreja é, antes de mais, discípula que tem na escuta da Palavra a sua característica fundamental.

Segundo os Evangelhos, a qualidade fundamental do discípulo é a escuta da Palavra do Mestre: «Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha» (Mt 7,24).

Portanto, pode conc1uir-se que a Igreja é o conjunto dos discípulos, que tem na escuta da Palavra a sua principal tarefa.


De acordo com isto, a relação entre o Magistério (papa e bispos) e o resto dos discípulos de Jesus não é fundada na lei e na autoridade, pois todos devem à mesma escuta a Palavra do Mestre.

Pelo contrário, toca aos cristãos do Magistério serem modelos de todo o povo de Deus na escuta da Palavra.

Esta é a sua relação mais profunda com os simples fiéis; e a sua autoridade e sobre eles, não sobre a Palavra de Deus.

Não é uma autoridade semelhante à autoridade civil, mas fundamentada, sobretudo numa comunhão fraterna de irmãos - discípulos da mesma Palavra.
Isto significa também que a Igreja - como diz o Sínodo dos Bispos sobre a Bíblia – é a CASA DA PALAVRA, o lugar por excelência onde ela habita no mundo.

Apesar de existir uma igualdade fundamental entre o Magistério e os simples fiéis, nesta Casa da Palavra o Magistério tem a sua função própria de ensino e de interpretação autêntica da Palavra, para que esta Casa não se divida em grupos onde cada um pense o que lhe apetecer sobre a Palavra do Mestre.

Mas os fiéis leigos também tem a sua missão própria: não apenas da escuta individual, mas de uma leitura ligada a vida concreta, de modo que a Palavra se torne verdadeiramente fermento de transformação das realidades terrestres.

Tanto o Magistério como todos os cristãos, não são "senhores da Palavra", mas toda a Igreja é, antes de mais, discípula. Toca aos cristãos do Magistério serem modelos do povo de Deus, na escuta da Palavra.

Pe. Emílio Carlos +

Nenhum comentário:

Postar um comentário