E na medida em que é discípula e que tem autoridade para ser mestra da Palavra. Assim, o n.o 10 daquela constituição dogmática do Vaticano II afirma: «0 múnus de interpretar autenticamente a Palavra de Deus, contida, tanto na Escritura como na Tradição, foi confiada ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo (...). Este Magistério não esta acima da Palavra de Deus, mas apenas ao seu serviço.»
Conforme este princípio, tanto o Magistério - que tem a seu cargo o ensino da Palavra na Igreja - como todos os cristãos, não são "senhores da Palavra", isto é, não tem poder para legislar sobre ela; mas toda a Igreja é, antes de mais, discípula que tem na escuta da Palavra a sua característica fundamental.
Segundo os Evangelhos, a qualidade fundamental do discípulo é a escuta da Palavra do Mestre: «Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha» (Mt 7,24).
Portanto, pode conc1uir-se que a Igreja é o conjunto dos discípulos, que tem na escuta da Palavra a sua principal tarefa.
De acordo com isto, a relação entre o Magistério (papa e bispos) e o resto dos discípulos de Jesus não é fundada na lei e na autoridade, pois todos devem à mesma escuta a Palavra do Mestre.
Pelo contrário, toca aos cristãos do Magistério serem modelos de todo o povo de Deus na escuta da Palavra.
Esta é a sua relação mais profunda com os simples fiéis; e a sua autoridade e sobre eles, não sobre a Palavra de Deus.
Não é uma autoridade semelhante à autoridade civil, mas fundamentada, sobretudo numa comunhão fraterna de irmãos - discípulos da mesma Palavra. Isto significa também que a Igreja - como diz o Sínodo dos Bispos sobre a Bíblia – é a CASA DA PALAVRA, o lugar por excelência onde ela habita no mundo.
Apesar de existir uma igualdade fundamental entre o Magistério e os simples fiéis, nesta Casa da Palavra o Magistério tem a sua função própria de ensino e de interpretação autêntica da Palavra, para que esta Casa não se divida em grupos onde cada um pense o que lhe apetecer sobre a Palavra do Mestre.
Mas os fiéis leigos também tem a sua missão própria: não apenas da escuta individual, mas de uma leitura ligada a vida concreta, de modo que a Palavra se torne verdadeiramente fermento de transformação das realidades terrestres.
Tanto o Magistério como todos os cristãos, não são "senhores da Palavra", mas toda a Igreja é, antes de mais, discípula. Toca aos cristãos do Magistério serem modelos do povo de Deus, na escuta da Palavra.
Pe. Emílio Carlos +
Nenhum comentário:
Postar um comentário